estúpido - definizione. Che cos'è estúpido
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Cosa (chi) è estúpido - definizione

Estúpido; Pessoa estúpida; Burrice; Estupido

Estúpido         
adj.
Que tem intelligência escassa, ou pouco juízo.
Incapaz de comprehender qualquer coisa.
Entorpecido, paralisado.
Atacado de estupor.
Que revela pouco juizo ou é prova de pouco juizo, de falta de tino: ideia estúpida.
(Lat. stupidus)
estúpido         
adj (lat stupidu)
1 Que revela estupidez; falto de inteligência, de juízo ou de discernimento.
2 Que causa tédio, que aborrece: Trabalho estúpido.
3 Med ant Entorpecido, insensível.
4 Bruto, grosseiro, indelicado. Antôn (acepção 1): inteligente; (acepção 4): delicado. sm
1 Indivíduo estúpido, falto de inteligência.
2 Indivíduo indelicado, brutal.
estupidez         
(ê) sf (estúpido+ez)
1 Qualidade de estúpido.
2 Falta de inteligência, de juízo, de discernimento.
3 Med Privação da sensibilidade.
4 Brutalidade, grosseria, indelicadeza
Antôn (acepção 2): inteligência.

Wikipedia

Estupidez

A estupidez é a qualidade ou condição de ser estúpido, ou a falta de inteligência, compreensão, razão ou sagacidade, ao contrário de ser meramente ignorante ou inculto. Por isso, a estupidez pode ser inata, presumida ou reativa. Esta qualidade pode ser atribuída às ações do indivíduo, palavras ou crenças. O termo assim também pode se referir ao uso inadequado do juízo, ou insensibilidade a nuanças por uma pessoa que se julga inteligente. A determinação de quem é estúpido é relativamente difícil, apesar das tentativas de medir-se a inteligência (e assim estupidez) tais como testes de QI.

Contrariamente indivíduos inteligentes também podem ter um comportamento estúpido quando seu pensamento racional é descarrilado por opiniões fortes ou crenças rígidas. Neste caso a vítima cai na polarização da confirmação e começa a selecionar dados: tornando-se intencionalmente cego e surdo à evidência contrária, enquanto ao mesmo tempo coleta as evidências que apóiem as suas opiniões e crenças. Anote que a ciência moderna desenvolveu-se para combater esta forma de estupidez. [carece de fontes?] Durante o pensamento científico deve-se constantemente criticar nossas próprias opiniões e suposições (tentativa de desmentir hipóteses).

A Enciclopédia da Estupidez (The Encyclopedia of Stupidity) por Matthijs van Boxsel é baseada na contenda do autor de que a "estupidez é o fundamento de nossa civilização" e sua ideia de que ninguém é suficientemente inteligente para compreender quão estúpido é. Isto não é tão estúpido como soa se incluir na definição de estupidez "auto-destruição inconsciente, a capacidade de agir contra um voto de felicidade". Um ditado atribuído a Albert Einstein é "Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez do ser humano, mas não estou seguro sobre o primeiro". A estupidez, mais exatamente, não pode ser vista como o contrário à inteligência mas como uma espécie de ausência defeituosa de inteligência, a escuridão que faz a luz da inteligência verdadeira visível. Contrastado com ignorância, que é a falta de conhecimento, não a falta de inteligência.

Objecto de estudo sobre este tema ficou também famoso o livro "As leis Fundamentais da Estupidez Humana", cujo autor é Carlo M. Cipolla, historiador da economia e professor na Universidade de Berkeley e na Escola Normal Superior de Pisa. De acordo com Cipolla, uma atividade estúpida é aquela que gera um dano a outra pessoa, sem que de tal resulte em vantagem para si e, em muitos casos, com prejuízo para o próximo.

Em contraste a esses pensamentos acima citados, William Blake e Carl Jung acreditavam que a estupidez pode ser a mãe da sabedoria.

Esempi dal corpus di testo per estúpido
1. The first one is the Paraguayan flag emblazoned with the slogan "Estamos con estúpido" (We‘re with stupid). The second one is the Cameroonian flag (because Dave‘s devotees are Cameroons, see), featuring the inscription: "Oui, c‘est ça, nous sommes avec le type lardeux sur le vélo" (Yes, that‘s right, we are with the lardy bloke on the bike). OK, neither of these is English, and yes, I know Cameroon didn‘t make the World Cup, but we at Project Stuart kind of like them.